Proposta pedagógica

A administração do Lar Meimei é feita pela equipe composta por: Amaro de Lima (coordenador), Marcio de Moraes (vice-coordenador) e Flávia Messias (coordenadora pedagógica).
A equipe pedagógica é formada de 4 professoras da rede municipal, 1 coordenadora pedagógica da rede, 2 educadoras (funcionárias da instituição) e auxiliada por 3 funcionários de apoio, 1 cozinheira e 1 vigilante. O trabalho, desenvolvido por essa equipe de assistência educacional e social conta com a assessoria da Prefeitura Municipal de Olinda que assegura os proventos do professorado e assistência pedagógico-administrativa, vinculada á Escola Dona Brites de Albuquerque.
Recebe ainda o apoio financeiro da Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social; Instituto C e A de Desenvolvimento Social; Banco de Alimentos — SESC; contribuições de outros parceiros e eventuais doações da Secretana da Fazenda Estadual e da comunidade.

•    Objetivo Geral

Promover um desenvoIvimento integral das competências e habilidades em diferentes áreas: movimentos, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade, e matemática nas crianças de 2 a 6 anos, assim como o acesso e ampliação dos conhecimentos da realidade sócio-cultural, através da assistência psicopedagôgica, às crianças em situação de vulnerabilidade social.

•    Objetivos Específicos

Estimular o interesse do educando em desenvolver as competências trabalhando-as de forma integrada com as diversas áreas do conhecimento, visando uma evolução fisica, psicosocial e cultural.
Desenvolver projetos pedagógicos centrados na construção do conhecimento sistemático articulado com as diversas formas de manifestação social, cultural e ética para o pleno exercício da cidadania.

•    Missão Escolar

O Lar Meimei tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança de 02 a 05 anos, em seus aspectos físico, psicológico, social e moral, visando à formação da cidadania e à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humanitária. Entende também que é seu dever contribuir para o desenvolvimento cultural da criança numa proposta articulada com a política de educação infantil do município de Olinda, atendendo de forma regular, sistemática e interativa à clientela da comunidade circunvizinha, assim distribuída: grupo 2 (de 02 anos), grupo 3 (de 03 anos), grupo 4 (de 04 anos), grupo 5 (de 05 anos). Essas crianças, além de assistência pedagógica, prevista na lei 9293/97 — Lei de Diretrizes e Bases de Educação, recebem assistência social, médico-odontológica e psicológica, sendo esta última em parceira com a instituição convencionada á Prefeitura de Olinda — Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).