Currículo escolar

O currículo escolar baseado no Referencial Curricular nacional para educação infantil é vivenciado através de mini-projetos que contemplam as diversas áreas de conhecimento de forma interativa respeitando as diferenças e diversidades dos educandos. Esses projetos são avaliados e socializados mensalmente pela equipe, onde se observa a evolução, participação e interesse do grupo envovido. O processo de avaliação formativa realizado oferece subsídios para a verificação dos objetivos propostos e redirecionamento ou reestruturação do projeto.

•    Metas
a) Colocar a leitura como uma dimensão do desenvolvimento da criança no cotidiano da Instituição.
b) Refletir criticamente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente “ECA” para fortalecer o exercício do respeito aos direitos da criança.
c) Fortalecer os valores culturais morais e sociais buscando uma integração entre escola, família e comunidade.
d) Consolidar a cultura de registrar as ocorrências diárias da sala de aula.
e) Fortalecer o gosto pela leitura e compreensão de pequenos textos e poemas.
f) Estimular criadores e contadores de histórias.
g) Ampliar o repertório dos educadores sobre técnicas para mediação da leitura de poemas, imagens e músicas.
h) Sensibilizar as famílias para a necessidade de alfabetizar-se.
i) Estimular os educadores e voluntários da instituição a atuarem na atividade de leitura.
j) Desenvolver a formação de leitores competentes com a parceria da C&A.
k) Capacitar os educadores na área de tecnologia mais precisamente a informática.
l) Continuar atuando em projetos condizentes aos níveis das crianças, promovendo a interação visando o seu crescimento sócio-cultural.
m) Aperfeiçoar as apresentações teatrais, através de fantoches e dramatizações no espaço da Creche.
n) Inteirar-se dos direitos e deveres do educador no tocante à prática do magistério.
o) Enriquecer o acervo dos cantinhos de leitura.

•    Ações
a) Manter cantinhos de leitura já existentes e criar novos, assim como outros pontos de leituras no espaço da Creche, tais como murais e quadros de avisos.
b) Oferecer encontros com os educadores para leitura e discussão dos artigos da lei em pauta que se referem estritamente às crianças.
c) Oportunizar maiores investimentos tanto dos educadores quanto da instituição para realizar trabalhos que envolvam valores culturais, viabilizando a integração família escola.
d) Viabilizar meios para que os registros das práticas pedagõgicas aconteçam diariamente, nos cadernos de anotações de acordo com as onentações pedagógicas.
e) Ofertar tempo e espaço para realização de atividades de leitura.
f) Criação de grupos de crianças e representantes das famílias para recitais e oficinas de leituras.
g) Realização de formação continuada para os educadores e voluntários da instituição.
h) Promover palestras para a conscientização da importância da aifabetização, ainda que na fase adulta.
i) Enriquecer a “biblioteca” particular do educador com revistas e/ou livros na área de educação.
j) Oportunizar às famílias das crianças o acesso a Livros e leituras diversas, havendo um espaço para socialização. 2. Promover encontros escola-família através de reuniões e culminâncias dos projetos.
k) Promover oficinas de leitura com técnicas adequadas ao trato com os alunos e familiares.
l) Atuação sistemática no projeto “Prazer em Ler” com a parceria do Instituto C&A.
m) Realizar periódicas dramatizações com fantoches no espaço da Creche
n) Realizar aulas-passeio para culmínância e levar atividades complementares dos projetos realizados.