Missão e trajetória

Antes mesmo de existir o termo “responsabilidade social”, o Instituto Irma de Castro já praticava o que costumávamos chamar de fraternidade cristã. Inspirados nos propósitos da mineira Irma de Castro que sempre registrou a nobreza da arte de ensinar “uma vez que assim teríamos condições de libertar as consciências da sombra da ignorância, levando as crianças a amar os livros e os estudos”. Um grupo de abnegados bem-feitores, dirigentes do Grupo da Fraternidade Espírita Guillon/Domênico, criou em março de 1980, a Mini Escola Creche Lar Meimei, organizada, administrada e mantida, pelo Grupo da Fraternidade Espírita Guillon/Domênico e seus componentes.

Devido as necessidades fiscais e jurídicas, hoje o Instituto Irma de Castro – Lar Meimei, possui personalidade jurídica independente, devidamente registrada em cartório, mantém, contudo, a sua missão de educar a criança dentro dos princípios da Fraternidade Cristã, tomada como base na formação do homem.

O Lar Meimei como é conhecido visa atender crianças de baixa renda, cujas mães ou responsáveis trabalhem como domésticas ou no setor informal, sejam portadores de dificuldades físicas, mentais ou sociais, que venham a comprometer o desenvolvimento integral de seus filhos, residentes nas proximidade do Bairro Novo — Olinda, mais especificamente nas comunidades de Vila Esperança, Alto da Mina, Praia Verde, invasões do Bonsucesso, Barreira do Rosário, Bultrins e Jardim Fragoso.

O nome da instituição teve origem numa homenagem feita a Irma de Castro, mineira, nascida em 22 de outubro de 1947, apelidada carinhosamente pelo esposo de “Meimei que significa “querida” ou “bem-amada” no idioma japonês. Meimei dedicou parte de sua vida à arte de ensinar. Levava as crianças a amarem os livros e os estudos com a intenção de “libertar as consciências da ignorância”.
A instituição atende em média oitenta crianças na faixa etária de 02 a 05 anos oferecendo atendimento pedagógico, recreativo, biopsicosocial, de segunda à sexta-feira no horário das 07:00 às 17:00 horas.